segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dica de segunda - Falando sério!

Oiii lindas todas bem e descansadas espero eu que sim! Tá minha gente hoje tem muita enrolação não que o papo é sério. Hoje eu tava vendo um programa onde mulheres falavam sobre a ENDOMETRIOSE e da seriedade desse problema para a saúde feminina. Eu fiquei pasma ao ouvir que cólica menstrual nem sempre é normal e que você tem que ficar muito atenta a ela como o programa já estava no fim eu não consegui colher muita coisa então o santo google.com veio cumprir sua função e me ajudou a saber sobre essa doença e como eu achei de uma importância absurda claro que tinha que compartilhar com vocês, espero de coração que vocês percam 5 minutinhos do tempo de vocês, leiam com atenção e fiquem atentas.

ENDOMETRIOSE

O endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero, sensível às alterações do ciclo menstrual, e onde o óvulo depois de fertilizado se implanta. Se não houve fecundação, boa parte do endométrio é eliminada durante a menstruação. O que sobra volta a crescer e o processo todo se repete a cada ciclo.

Endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

Endometriose profunda é a forma mais grave da doença. As causas ainda não estão bem estabelecidas. Uma das hipóteses é que parte do sangue reflua através das trompas durante a menstruação e se deposite em outros órgãos. Outra hipótese é que a causa seja genética e esteja relacionada com possíveis deficiências do sistema imunológico.

Sintomas
A endometriose pode ser assintomática. Quando os sintomas aparecem, merecem destaque:
* Dismenorreia – cólica menstrual que, com a evolução da doença, aumenta de intensidade e pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais;
* Dispareunia – dor durante as relações sexuais;
* Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação;
* Infertilidade.

Diagnóstico
Diante da suspeita de endometriose, o exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico, que pode ser confirmado pelos seguintes exames laboratoriais e de imagem: visualização das lesões por laparoscopia, ultra-som endovaginal, ressonância magnética e um exame de sangue chamado marcador tumoral CA-125, que se altera nos casos mais avançados da doença. O diagnóstico de certeza, porém, depende da realização da biópsia.

Tratamento
A endometriose é uma doença crônica que regride espontaneamente com a menopausa, em razão da queda na produção dos hormônios femininos.
Mulheres mais jovens podem valer-se de medicamentos que suspendem a menstruação: a pílula anticoncepcional tomada sem intervalos e os análogos do GnRH. O inconveniente é que estes últimos podem provocar efeitos colaterais adversos.
Lesões maiores de endometriose, em geral, devem ser retiradas cirurgicamente. Quando a mulher já teve os filhos que desejava, a remoção dos ovários e do útero pode ser uma alternativa de tratamento.

Recomendações
* Não imagine que a cólica menstrual é um sintoma natural na vida da mulher. Procure o ginecologista e descreva o que sente para ele orientar o tratamento;
* Faça os exames necessários para o diagnóstico da endometriose, uma doença crônica que acomete mulheres na fase reprodutiva e interfere na qualidade de vida;
* Inicie o tratamento adequado ao seu caso tão logo tenha sido feito o diagnóstico da doença;
* Saiba que a endometriose está entre as causas possíveis da dificuldade para engravidar, mas a fertilidade pode ser restabelecida com tratamento adequado.

Fonte: http://drauziovarella.com.br/saude-da-mulher/endometriose/

Outra coisa importante é que existe uma campanha sobre a concientização a cerca desse problema e que existe até um blog para isso http://www.convivendocomendometriose.com.br/blog/ .

Então gente espero que tenham lido tudo, e que deem a devida atenção ao assunto por que é sério e merece importância viu?!
Por hoje é isso bonecas até breve!
Beijo beijos
=*


11 comentários:

  1. Adorei o post, super informativo... temos que ficar de olho, é uma doença séria!

    bjokas

    ResponderExcluir
  2. Adorei o papo sério..informação é tudoooooo!

    Pois é...cismei com o floral rsrsrsr mas vou usar mais, acho que foi a posição.
    Vou até comprar um tecido floral, para fazer um vestido!

    Xerooo e linda semana!

    ResponderExcluir
  3. MUITOOOOOOOO INTERESSANTE! Parabéns pelo blog! sempre que puder passarei aqui visitar! ja estou seguindo e quando puder pssa no meu tbm!
    Se curtir segue http://prontofaleitoleve.blogspot.com/
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa senhora, fiquei super por dentro da endometriose que por sinal não conhecia
    Informativos é sempre bom... ja irei repassar para as amigas hihihi



    http://pretapretinhablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Endometriose é muito sério mesmo! Ótimo post! Beijo!

    http://madamenutso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. É bom ficar de olho... ótimo post.

    Adorei seu blog

    Visite meu blog e participe da minha enquete. Sua visita e seu voto serão muito importantes.
    http://portaniamara.blogspot.com/

    Caso goste do blog, fique a vontade em seguir. Você será muito bem vinda :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei!!! Bom saber sobre a endometriose!
    Beijos,
    @sarahreinert
    http://vestindocorderosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Endrometriose é serio mesmo !
    muito legal o post informativo , pq qto antes a mulher procurar tratamento melhor .
    Bjim

    ResponderExcluir
  9. Oh flor, tah mais do que certa em postar um assunto tão interessante aqui,minha tia já fez uma cirurgia por conta da endometriose e automaticamente todas as mulheres da família são griladinhas com isso. Eu mesma tenho ovários polimicrocísticos e só diagnostiquei pq não achei normal as dores menstruais, A MULHERADA TEM QUE FICAR LIGADA MESMO! Com saúde não se brinca!

    Xeiro pra vc flor e muito obg por seus posts no Tamanho GG,marcando presença em nosso nome!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Nah, tudo bem?
    Muito legal o tema que você escolheu pra postar!!!
    Obrigada pelas suas visitinhas lá no blog, adoro receber você lá!!!
    Não me diga que voce já teve uma casinha da barbieeee?!!!!!!!!! OMG! Era o meu sonhoooooooo! kkkkkkkkkkkkkkkkkjá tive alguns móveis separados, mas a casinha nunca tive mesmo....achava lindaaaaaaaaaa. O que voce fez com a sua casinha???

    Beijinhos flor, tudo de bom!

    http://pilotandominhavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Destrui... kkkk Brinquei tanto tanto que ela praticamente desmanchou e as 'babás' jogaram fora, ate hoje sofro fizeram isso com meus melhores brinquedos os mais amados ainda bem que as lembranças são permanentes! rsrs

      Excluir

Lindos comentando: